quarta-feira, 16 de junho de 2010

SINO DA NEVE

O Sino da Neve foi criado por um grupo de empresários do turismo de São Joaquim, ligados ao APL do Turismo da Serra Catarinense – um projeto do SEBRAE – e serve para informar o turista sobre a chegada da neve, principalmente, à noite. Com o encerramento do projeto, a PROTUR ficou como responsável por sua divulgação e proteção.
O badalo do desenho do sino se transforma em flocos de neve. Esse conceito é relacionado com as badaladas que avisam sobre a chegada da neve.
A ideia é transformar o Sino da Neve em uma nova característica de São Joaquim, criando um novo atrativo para cidade.
Em 24 de julho de 2009, enquanto a ideia estava sendo trabalhada, o sino foi tocado pela primeira vez em caráter experimental na Pousada Serra Verde, quando ocorreu uma grande geada que deixou a paisagem coberta de gelo. Os turistas que estavam hospedados na pousada ficaram encantados, o que demonstrou o grande potencial da ideia.
Além de um atrativo a mais para o inverno, o Sino da Neve é uma oportunidade de negócio para cidade. A marca, que pertence a PROTUR, tem várias possibilidades de aplicação como gorros, camisetas, luvas, cachecóis, entre outras.
No dia 21 de Junho o Sino da Neve será tocado as 18h00 na Praça Cesário Amarante, para saudar a chegada do inverno e anunciar uma nova temporada de frio intenso com temperaturas que podem chegar a -10º graus durante o inverno.
Faça parte deste movimento e ajude a transformar São Joaquim na cidade do Sino da Neve.

Sino da Neve
Os sonhos caem do céu em São Joaquim.

Acredite quando ouvir!


Siga no twitter: http://twitter.com/Eduardo_Sobania


Fonte:
Site: www.serrasc.com.br
Link: Sino da Neve

A NEVE NO BRASIL

São Joaquim é conhecida como uma das cidades mais frias do Brasil e é famosa pela ocorrência da neve. Quando converso com pessoas de outros estados ou até mesmo de outros países e conto que neva em nossa cidade, muitos chegam a duvidar.

A verdade é que muitos joaquinenses não acreditam mais que possa nevar como antigamente.Neves como a de 1957, 1969, 1972, 1988, 1996... muitos não lembram que em 1999 tivemos a ocorrência da neve mais “precoce” ainda em 17 de abril e que no mesmo ano tivemos a ocorrência da neve em 03 de outubro, considerada a neve mais tardia de que se tem notícia no Brasil.

Como joaquinense de coração e apaixonado por essa maravilhosa cidade, fui enfeitiçado pela mágica beleza deste fenômeno da natureza que tanto encanta os turistas.

De tanto escutar as histórias como a neve de 1957, que acumulou 1,30 metros e que até hoje é considerada por muitos como o maior acúmulo de neve em solo brasileiro, tentei buscar informações sobre a ocorrência da neve no Brasil e tive a feliz surpresa quando soube da existência de um livro intitulado A NEVE NO BRASIL, de Nilson Pedro Wolff.

De posse do nome do livro, procurei durante 6 meses em livrarias, sites e sebos até que no dia 24/04/2010 descobri que existia um exemplar na biblioteca municipal de Campo Bom – RS. Entrando no site da biblioteca descobri o nome da editora e, enfim, consegui o contato do escritor.

O senhor Nilson Pedro Woff, foi muito receptivo e me atendeu prontamente. Comprei o livro e descobri que a minha longa busca de 6 meses pelo livro valeu a pena. A NEVE NO BRASIL é um dos melhores registros que já tive a oportunidade de ler sobre a neve em nosso país. Bem ilustrado e esclarecedor, esse é um ótimo livro para os que, assim como eu, são apaixonados por esse belo fenômeno da natureza.

Interessados no livro:

Contato: Nilson Pedro Wolff
e-mail: nipewolff@gmail.com


Siga no twitter: http://twitter.com/Eduardo_Sobania


Fonte:
Site: www.serrasc.com.br
Link:A Neve no Brasil


PROTUR – Associação Pró-turismo de São Joaquim e Região


No dia 13 de abril, aconteceu na Casa da Cultura em São Joaquim à assembléia geral da PROTUR, uma associação muito importante e conhecida da comunidade joaquinense e que fez história ao trabalhar pensando no desenvolvimento turístico da cidade.

O motivo da assembléia foi a eleição de uma nova diretoria, que marca um novo começo para instituição. Foi eleita a chapa que tinha como nome para presidência o de Nádia Teresinha de Souza, proprietária da Pousada Serra Verde. A chapa foi eleita por unanimidade.

Além de um novo começo, a PROTUR promete mudar a cara do turismo na Serra Catarinense por meio de iniciativas que já começam a ser trabalhadas pela nova diretoria, como:


  • Os Roteiros da Serra – Oito roteiros para o turista aproveitar ao máximo tudo que a Serra Catarinense tem a oferecer. Entre eles pode-se destacar o City tour de São Joaquim, o City Tour de Urubici e o Roteiro da Maçã.
  • O Sino da Neve – A ideia é que ao caírem os primeiros flocos de neve na cidade de São Joaquim a comunidade, bem como o comércio e o trade turístico toquem um sino para informar a todos da chegada da neve.

Outro ponto fundamental é a criação de uma nova logo para instituição que destaca a o pinheiro Araucária, valorizando essa árvore que é tão comum em nossa região e tão bem a representa.


O primeiro passo foi dado, resta agora apoiar a PROTUR para que junto com a comunidade possamos ajudar a melhorar ainda mais o turismo em toda Serra Catarinense.


Siga no twitter: http://twitter.com/Eduardo_Sobania

Fonte:

Site: www.serrasc.com.br

Link:PROTUR

CONDETUR

O CONDETUR – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Turístico de São Joaquim -foi formado em dezembro de 2009 e é composto por 13 membros da sociedade, além de um representante do poder executivo e um representante do poder legislativo. Por ser formado por membros da sociedade, o conselho possibilita que a comunidade faça parte do processo de desenvolvimento turístico, discutindo ideias e fiscalizando, ou seja, o conselho é a garantia de que a comunidade será ouvida e fará parte no que diz respeito ao futuro do turismo de São Joaquim.
Os resultados desse trabalho já começam a aparecer. Ainda no mês de março, a câmara de vereadores aprovou a adequação do FUNTUR - Fundo Municipal de Turismo. De uma maneira simplista, o FUNTUR é a garantia de que os recursos destinados ao turismo - depositados na conta do FUNTUR - realmente serão aplicados no turismo. Neste contexto entra o papel fundamental do CONDETUR.
A comunidade, por meio do Conselho, será a grande guardiã desse dinheiro, pois para solicitar o recurso do FUNTUR, por exemplo, à prefeitura terá que apresentar um projeto para o CONDETUR, que terá a incumbência de analisar se ele é relevante para o turismo da cidade. Feita a análise e se for de interesse da comunidade que esse projeto seja executado, em votação o CONDETUR aprova a liberação do dinheiro. Fica a cargo da prefeitura a movimentação da conta do FUNTUR e a execução do projeto. Já ao CONDETUR cabe a análise e aprovação da prestação de contas.
Durante todo o processo, o CONDETUR fiscaliza se o dinheiro está realmente sendo empregado de forma correta. A sociedade deixa de ser um mero coadjuvante e passa a exercer um papel efetivo no desenvolvimento do turismo de São Joaquim. Uma grande vitória para democracia e para população joaquinense.


Twitter: http://twitter.com/Eduardo_Sobania



Fonte:

Site: www.serrasc.com.br

Link:CONDETUR