quarta-feira, 16 de junho de 2010

A NEVE NO BRASIL

São Joaquim é conhecida como uma das cidades mais frias do Brasil e é famosa pela ocorrência da neve. Quando converso com pessoas de outros estados ou até mesmo de outros países e conto que neva em nossa cidade, muitos chegam a duvidar.

A verdade é que muitos joaquinenses não acreditam mais que possa nevar como antigamente.Neves como a de 1957, 1969, 1972, 1988, 1996... muitos não lembram que em 1999 tivemos a ocorrência da neve mais “precoce” ainda em 17 de abril e que no mesmo ano tivemos a ocorrência da neve em 03 de outubro, considerada a neve mais tardia de que se tem notícia no Brasil.

Como joaquinense de coração e apaixonado por essa maravilhosa cidade, fui enfeitiçado pela mágica beleza deste fenômeno da natureza que tanto encanta os turistas.

De tanto escutar as histórias como a neve de 1957, que acumulou 1,30 metros e que até hoje é considerada por muitos como o maior acúmulo de neve em solo brasileiro, tentei buscar informações sobre a ocorrência da neve no Brasil e tive a feliz surpresa quando soube da existência de um livro intitulado A NEVE NO BRASIL, de Nilson Pedro Wolff.

De posse do nome do livro, procurei durante 6 meses em livrarias, sites e sebos até que no dia 24/04/2010 descobri que existia um exemplar na biblioteca municipal de Campo Bom – RS. Entrando no site da biblioteca descobri o nome da editora e, enfim, consegui o contato do escritor.

O senhor Nilson Pedro Woff, foi muito receptivo e me atendeu prontamente. Comprei o livro e descobri que a minha longa busca de 6 meses pelo livro valeu a pena. A NEVE NO BRASIL é um dos melhores registros que já tive a oportunidade de ler sobre a neve em nosso país. Bem ilustrado e esclarecedor, esse é um ótimo livro para os que, assim como eu, são apaixonados por esse belo fenômeno da natureza.

Interessados no livro:

Contato: Nilson Pedro Wolff
e-mail: nipewolff@gmail.com


Siga no twitter: http://twitter.com/Eduardo_Sobania


Fonte:
Site: www.serrasc.com.br
Link:A Neve no Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário